ADN Energético

Pensamento, decisão, sabedoria


pensar

 

Não é estar ou sentir-me sozinho, é o grande debate de pensar e não pensar. Eu diria que a grande preocupação é «tomar ou não tomar a decisão». Na verdade, nós chegaremos sempre à decisão, porque ao dizer «não quero pensar», eu estou decidindo. Mas este é um escape muito fácil e covarde…

Outro grande dilema (e devemos reconhecer o seu protagonismo) é o tema da sabedoria. Neste processo de pensamento e decisão chega esta grande companheira, secretamente e sem pretensões de estorvo. Na verdade, esta sabedoria sempre deseja, por causa de sua alta experiência e profissionalismo, intervir na vida.

Isto não é fácil de entender, sob qualquer circunstância em que a pessoa é exposta. Vale destacar a completa agonia que sente nossa alma ao lidar como estes três elementos (decisão, pensamento, sabedoria), à medida que subimos com a incerteza e depois navegamos como as expectativas.

Alguns rotulam a sabedoria como aquela que tem a capacidade de ativar o funcionamento da inteligência e experiência, mas eu me pergunto: e quando nós nunca nos expusemos à fatal, assustadora, emocionante decisão ? Lá, parece que a experiência e a inteligência são um tanto obscurecidas.

Efetivamente quando penso, descubro que minhas decisões não valem de simples experiências (embora também eu salve detalhes das experiências). Eu creio mais no raciocínio e reflexão, porque a mesma sabedoria é a profundidade intensa e misteriosa que ninguém entende…na verdade…nunca entenderão…não por algum bom tempo.

Eu penso que seu processo pode até levar longos prazos. Eu acho que a sabedoria busca nossa fidelidade e nossa trajetória de crescimento. Só lá podemos conhecer a nós mesmos, chegarmos e eu me atreveria a dizer: encontrar ar para aqueles vazios suspeitos.

Christy Petri (Quesada Segura)

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.